Resistência à umidade

A umidade do ar tem uma influência significativa na estabilidade estrutural dos forros modulares e, consequentemente, na sua durabilidade. O alto teor de vapor de água pode causar danos irreversíveis, tais como deformações dimensionais, corrosão e deformações.

A resistência dos sistemas de forros modulares é categorizada segundo a norma internacional EN 13964: 2014, que especifica as seguintes classes de exposição à umidade e risco de corrosão:

CLASSE CONDIÇÕES EXEMPLOS DE APLICAÇÃO ESTRUTURA
RECOMENDADA

A

Materiais expostos a uma umidade relativa de até 70% e temperatura de até 25°C, sem presença de poluentes corrosivos Escritórios, lojas, escolas, hotéis, igrejas Perfis AMF VENTATEC®

B

Materiais expostos a uma umidade relativa de até 90% e temperatura de até 30°C, sem presença de poluentes corrosivos

C

Materiais expostos a uma umidade relativa de até 95% e temperatura de até 30°C, com risco de condensação, sem presença de poluentes corrosivos Banheiros com chuveiro, cozinhas industriais, fábricas de alimentos
bebidas, lavanderias
Perfis AMF VENTATEC® com proteção especial contra corrosão

D

Mais severas do que as descritas acima. Piscinas cobertas climatizadas, fábricas de produtos químicos
As placas para forros modulares modelos AMF THERMATEX® Aquatec Hygena, AMF TOPIQ® Prime, AMF TOPIQ® Prime Hygena, AMF TOPIQ® Efficient Pro e AMF TOPIQ® Efficient Pro Hygena podem ser usadas em áreas com até 100% de umidade relativa, mas sem contato direto com líquidos.

Todos os demais produtos das linhas AMF THERMATEX®, AMF TOPIQ® e HERADESIGN® apresentam resistência limitada à umidade relativa do ar. Sempre consulte a ficha técnica do produto antes de especificá-lo e de instalá-lo.

Via de regra, deve-se impedir que haja condensação sobre as placas de forros suspensos, sob risco de se danificar o produto permanentemente. As sujidades (pó, poeira, poluição, fuligem, etc.) que costumam ser carreadas pela condensação podem manchar o produto.

Limitações de uso e isenção de responsabilidade

Todos os produtos fornecidos pela Knauf Ceiling Solutions podem apresentar uma resistência limitada à umidade relativa do ar, ao contato com a água, líquidos, produtos de limpeza e outras substâncias corrosivas. Antes de especificar e de instalar os sistemas de forros suspensos e revestimentos acústicos arquitetônicos, assegure-se que os produtos não serão expostos a condições adversas.

Sempre leia as fichas técnicas, catálogos e manuais técnicos antes de permitir que os forros suspensos e os revestimentos acústicos arquitetônicos da Knauf Ceiling Solutions tenham contato direto com água, produtos químicos, produtos corrosivos, produtos de limpeza ou qualquer outro líquido, caso contrário há risco de vir a causar deformações permanentes aos produtos.

As notas técnicas a seguir visam esclarecer dúvidas corriqueiras sobre o tema da resistência à umidade:

  • Nunca instalar placas HERADESIGN® e AMF THERMATEX® diretamente abaixo de telhados sem proteção térmica apropriada como, por exemplo, sob telha metálica, de barro ou de fibrocimento. A variação térmica pode causar gotejamento por condensação e as placas podem se deformar e manchar.
  • O isolamento térmico deve ser instalado na cobertura ou diretamente abaixo dela e nunca deve ser apoiado diretamente sobre as placas do forro.
  • Nunca instalar placas HERADESIGN® e AMF THERMATEX® em áreas externas, saunas, banheiros com chuveiros, varandas e demais áreas internas que fiquem permanentemente abertas ao exterior.
  • Antes de iniciar a instalação das placas HERADESIGN® e AMF THERMATEX®, as portas, caixilhos e vidros devem estar instalados e fechados para que a umidade excessiva não prejudique as placas do forro.
  • Antes de iniciar a instalação das placas HERADESIGN® e AMF THERMATEX®, os ambientes devem estar absolutamente limpos e secos. O instalador deverá medir a umidade relativa do ar e a temperatura ambiente. Nunca instalar as placas em locais com umidade relativa do ar superior a 90% (exceto se for placa resistente a 100% de umidade).
  • Durante o período subsequente à instalação à umidade relativa do ar não deve exceder o nível suportado pelas placas HERADESIGN® e AMF THERMATEX® instaladas (conforme indicado na ficha técnica do produto).

Observar as recomendações complementares do fabricante:

  • Antes de remover as placas de dentro das caixas, sempre remova completamente o plástico e o cartão protetor das caixas.
  • Preferencialmente e sempre que possível, as placas devem climatizar no local de instalação por pelo menos 3 dias antes de ser instalado.
  • Observar que locais recém concretados, com argamassa fresca ou recém pintados podem ter picos de umidade. Só inicie a instalação dos forros após estes serviços terem sido completamente terminados e o local estar seco e com umidade relativa do ar inferior ao limite suportado pela placa do forro.
  • Edificações com entreforro permanentemente aberto ao exterior ou com janelas permanentemente abertas ao exterior estão sujeitas às oscilações climaticas repentinas. Os ciclos diários de variação térmica e de umidade podem comprometar a integridade dos forros suspensos.

Com relação à armazenagem e manuseio:

  • O local de armazenagem deve ser um ambiente seco, livre de poeira e de vibrações, com temperatura inferior a 32ºC e com umidade relativa do ar inferior a 90%.
  • Sempre manter as caixas horizontalmente e sobre pallets.
  • Muito cuidado com a armazenagem em subsolos, pois a umidade em subsolos pode ser elevada.
  • Os pallets com caixas horizontais podem ser empilhados no máximo 3 pallets um sobre o outro (certificar-se que o piso está nivelado).
  • Sempre transportar as caixas com muito cuidado e coerentemente com a fragilidade dos produtos. Caso necessário amarrar a carga para transporte, usar cantoneiras de proteção.
  • Nunca apoiar as caixas nos cantos, nunca jogar as caixas, nunca pisar ou deitar sobre as caixas e nunca apoiar cargas sobre as caixas.

Baixe nossos catálogos, fichas técnicas e brochuras especiais.

Baixe nossos catálogos, fichas técnicas e brochuras especiais.