Forros modulares

Os forros suspensos são elementos arquitetônicos que desempenham funções estéticas e técnicas. Além de serem úteis para ocultar partes da estrutura da edificação e as instalações prediais, eles também têm importante efeito decorativo e enorme influência no conforto, bem-estar e segurança das pessoas, do patrimônio e das atividades produtivas.

Os forros modulares da Knauf Ceiling Solutions são largamente utilizados nas mais variadas edificações, tais como escolas, repartições públicas, hospitais, escritórios, igrejas, restaurantes, cinemas, praças de alimentação, salões de festas, academias e até mesmo em residências.

Ipsum loren

Design: formas, cores, texturas, matérias-primas, tipos de bordas

A Knauf Ceiling Solutions tem um vasto portfólio de forros modulares com os mais variados acabamentos, tipos de bordas, formatos e sistemas de montagens.

Além dos forros clássicos compostos por placas brancas apoiadas em uma estrutura aparente, o portfólio da Knauf Ceiling Solutions inclui diversos outros tipos, tais como forros coloridos, lisos, texturizados, perfurados, com estrutura oculta, em formato de prancha (plank) e muito mais.

Tanto a estética como as funções técnicas alteram conforme as matérias-primas.

  • AMF THERMATEX®: placas de lã mineral biossolúvel, argila, perlita, aglomerantes orgânicos, fabricadas pelo processo wetfelt
  • HERADESIGN®: placas de fibra de madeira de reflorestamento aglomerada por magnesita
  • AMF TOPIQ®: placas de lã de rocha

 

Estrutura aparente, oculta ou semi-oculta

Os sistemas de forros modulares são estruturados pelos perfis metálicos leves AMF VENTATEC® (que são atirantados à estrutura da edificação) e pelas placas que se apoiam ou se encaixam nesta estrutura.

Usualmente, os forros modulares costumam ser instalados em uma estrutura aparente e com modulação de 625×625 mm ou de 625x1250mm, mas a Knauf Ceiling Solutions também fornece forros modulares que ocultam totalmente ou parcialmente a estruturação do forro e com outros formatos como, por exemplo, com em pranchas (plank) com 300 mm de largura e até 2.400mm de comprimento.

Importantes funções técnicas

Além da estética e do design, os forros modulares desempenham importantes funções técnicas.

Performance acústica: conforto e privacidade

Ao especificar uma placa para forro modular, identifique a sua prioridade em termos acústicos:

  • Absorção sonora: para reduzir a reverberação nos ambientes, abafar ruídos de fundo e melhorar o conforto e o bem-estar das pessoas.
  • Isolamento acústico: para impedir que ruídos indesejados invadam os ambientes e para garantir a privacidade.

Resistência à limpeza, desinfecção e umidade

Alguns projetos têm requisitos técnicos particularmente importantes em termos de limpeza, assepsia, higiene, resistência à umidade e efeito antibacteriano. Ao especificar uma placa de forro modular para hospitais, centros cirúrgicos, laboratórios, indústria alimentícia, indústria de componentes microeletrônicos, etc, atente-se a estas questões:

  • Não contaminação com material particulado em ambientes controlados (salas limpas): para garantir a segurança das pessoas e da produção.
  • Resistência à umidade relativa do ar: para que as placas resistam à umidade elevada e não venham a se deformar.
  • Resistência aos processos de limpeza e de assepsia: para que a estrutura metálica não enferruje e as placas resistam aos variados tipos de limpeza e produtos químicos.
  • Resistência contra fungos e bolores: para que as placas do forro modular não promovam a proliferação de bactérias prejudiciais à saúde.

Reação ao fogo e proteção contra incêndios

Todos as edificações devem ser seguras às pessoas e às atividades que ali ocorrem:

  • Proteção contra incêndios: para garantir a segurança das pessoas, do patrimônio e da produção.
  • Não propagação do fogo: por que o forro deve ser um elemento construtivo que assegura a proteção contra incêndio e que limita a propagação da chama.
  • Controle da emissão de fumaça tóxica: para que as pessoas, socorristas e brigadistas não se intoxiquem com os fumos tóxicos emitidos pelos materiais de acabamento.

Eficiência energética

Os forros modulares podem contribuir para a construção de edificações com eficiência energética:

  • Isolamento térmico: para garantir o conforto e o bem-estar das pessoas e melhorar a eficiência energética nas edificações.
  • Reflexão luminosa: para que o forro contribua positivamente com o conforto visual e com a eficiência energética da edificação.

Inspire-se com cases nacionais e internacionais.

Visite nossa galeria de projetos.

Inspire-se com cases nacionais e internacionais.

Visite nossa galeria de projetos.