AMF VENTATEC®

Qualidade, precisão, segurança

O sistema estrutural AMF VENTATEC® para forros suspensos é fabricado na fábrica da Knauf Ceiling Solutions que está localizada em Grafenau, Alemanha, a partir de matérias-primas de alta qualidade e com máxima precisão técnica.

A concepção deste produto garante a estabilidade, a segurança e flexibilidade de modulações. Um olhar atento perceberá os sutis detalhes de design destes perfis.

A instalação de placas de forros modulares AMF THERMATEX®, AMF TOPIQ® ou HERADESIGN® em combinação com o sistema estrutural AMF VENTATEC® resulta na mais perfeita solução de forros para atender aos mais elevados requisitos.

Componentes do sistema

O sistema estrutural para forros suspensos é composto por perfis principais, perfis transversais (também denominados secundários ou travessas), perfis perimetrais, tirantes, suportes reguladores e acessórios.
 
  1. Perfil principal
  2. Perfil “T” transversal longo (travessa longa)
  3. Perfil “T” transversal curto (travessa curta)
  4. Cantoneira perimetral (alternativamente pode ser um perfil escalonado ou “tabica”)
  5. Tirante e suporte nivelador (vários modelos disponíveis)
Os perfis principais e os perfis transversais tem o formato da letra “T” em posição invertida, mas os perfis perimetrais têm formato “L” ou escalonado.

Há vários tipos de tirantes, suportes reguladores e de acessórios para os mais diversos requisitos técnicos.

Perfil principal universal

Os perfis principais AMF VENTATEC® sempre têm 38mm de altura e 15mm ou 24mm de largura. Eles são denominados “universais” por que podem ser combinados com os vários tipos de perfis transversais e por que permitem montar o forro com modulações múltiplas de 312,5mm.

Nas montagens de forros tradicionais, o peso do forro é suportado pelos perfis principais e, assim, é importante que estes perfis sejam fortes, estáveis e resistentes à torção e às vibrações.

  1. As extremidades do perfil principal universal AMF VENTATEC® contam com um encaixe especial que permite que os perfis principais se encaixem entre si e sem a necessidade de acessórios especiais. Isto garante o perfeito alinhamento dos perfis principais.
  2. As furações universais estão espaçadas a cada 312,5mm e permitem o encaixe clicado dos perfis transversais com facilidade e precisão. Um “clique” audível confirma a conexão firme dos perfis transversais ao perfil principal.
  3. A costura longitudinal reforça e estabiliza os perfis.
  4. Uma linha de reforço estrutural longitudinal aumenta a estabilidade e a resistência à torção.
  5. A junta de dilatação permite que a estrutura se deforme, mas não colapse, em uma situação de incêndio. Isso é particularmente importante para que as pessoas possam fugir do incêndio e aos brigadistas acessarem a edificação sem destroços do forro no seu caminho.
  6. Todos perfis AMF VENTATEC® são identificados por meio de marcação impressa.

 

O sistema estrutural AMF VENTATEC® foi submetido a diversos ensaios laboratoriais de proteção contra incêndio, abrangendo todos os tipos comuns de estruturas e em conformidade com as normas rígidas internacionais EN 1365-2 e EN 1363-1.

Perfis transversais

Há dois comprimentos de perfis transversais AMF VENTATEC®: as travessas longas têm 1250mm e as travessas curtas têm 625mm. As travessas longas podem ter 38mm ou 33 mm de altura, enquanto que as travessas curtas podem ter 38mm, 33 mm ou 25mm de altura. Ambas podem ter 15mm ou 24mm de largura.

  1. Os perfis transversais AMF VENTATEC® são encaixados no perfil principal ou entre si por sistema clicado. A pequena peça que promove este tipo de encaixe, denominada clipe, é fabricada em aço inoxidável e é rebitada na alma do perfil. Este clipe da mais alta qualidade permite que os perfis sejam encaixados e desencaixados com facilidade e rapidez, sem a necessidade de usar ferramentas especiais e sem que se deformem.

  2. As furações universais estão espaçadas a cada 312,5mm e permitem o encaixe clicado dos perfis transversais com facilidade e precisão. Um “clique” audível confirma a conexão firme dos perfis transversais ao perfil principal.

  3. A costura longitudinal reforça e estabiliza os perfis.

  4. Uma linha de reforço estrutural longitudinal aumenta a estabilidade e a resistência à torção.

  5. Todos perfis AMF VENTATEC® são identificados por meio de marcação impressa.

O encontro entre os perfis “T” da marca AMF VENTATEC® por ser “de topo” ou “de sobrepor”. O encontro de topo (SG) não é indicado para as placas com borda SF.

Perfil perimetral, tirantes e suportes niveladores

Os perfis perimetrais mais utilizados nos sistemas de forros modulares são o tipo cantoneira “L”. Estes perfis podem ser usados nos três tipos estruturais.

A Knauf AMF oferece duas opções de perfil perimetral: 19x24mm ou 24x24mm.

Há diversos tipos de tirantes e de suportes reguladores de altura, sendo os mais utilizados os de arame flexível e o modelo rígido SoS.

Cores e resistência à umidade

Os perfis AMF VENTATEC® são fornecidos na cor padrão branca similar ao RAL 9010, mas outras cores podem ser fornecidas por encomenda. Ao utilizar placas de forro com acabamento na cor preta, solicite os perfis pintados em preto fosco (não reflexivo).

A classificação de resistência à corrosão dos perfis AMF VENTATEC® é Classe C segundo a norma internacional EN 13964: 2014, ou seja, os perfis suportam exposição à umidade relativa do ar de até 95% em temperatura ambiente de até 30°C, inclusive se houver risco de condensação, mas desde que não haja contato com elementos poluentes corrosivos. Esta classificação garante que os perfis podem ser instalados, por exemplo, em banheiros com chuveiro, cozinhas industriais, fábricas de alimentos
bebidas e lavanderias.

Para aplicações em locais com condições de umidade mais severas do que as descritas acima, tais como piscinas cobertas climatizadas, oferecemos os perfis AMF VENTATEC® são com proteção máxima à umidade Classe D (segundo a norma internacional EN 13964: 2014).

Tipologias estruturais

A Knauf Ceiling Solutions oferece quatro tipologias de sistemas estruturais AMF VENTATEC® para forros modulados com estrutura aparente (Sistema C):

AMF VENTATEC® Performance T24
  • Perfil principal T 24x38mm
  • Perfil “T” transversal longo T 24x33mm
  • Perfil “T” transversal curto T 24x33mm
  • Encontro de sobrepor (GK) ou encaixe de topo (SG)
AMF VENTATEC® Performance T24 – HIGH
  • Perfil principal T 24x38mm
  • Perfil “T” transversal longo T 24x38mm
  • Perfil “T” transversal curto T 24x33mm
  • Encontro de sobrepor (GK) ou encaixe de topo (SG)
AMF VENTATEC® Light T24 Click
  • Perfil principal T 24x38mm
  • Perfis “T” transversais longos e curtos T 24x25mm
  • Encontro de sobrepor (GK)
AMF VENTATEC® Performance T15 – HIGH
  • Perfil principal T 15x38mm
  • Perfis “T” transversais longos e curtos T 15x38mm
  • Encaixe de topo (SG)

Conheça todos os benefícios e possibilidades dos nossos produtos.

Solicite um treinamento para você e sua equipe.

Conheça todos os benefícios e possibilidades dos nossos produtos.

Solicite um treinamento para você e sua equipe.